fbpx

Quanto vale ter criatividade? Veja porque viver uma vida criativa é melhor

O mundo acontece o tempo todo. Talvez você não tenha se dado conta de quantos acontecimentos cabem em 24 horas. Aliás, tem ideia de tudo o que rola só enquanto você toma seu café da manhã? Viver com mais criatividade traz essa consciência das inconstâncias da vida e te prepara para lidar com tudo isso. Quer coisa melhor do que ser flexível a ponto de lidar com tantas mudanças?

Você já ouviu falar sobre o Mundo BANI? O conceito foi criado no ano de 2018 pelo autor futurista e antropólogo norte-americano Jamais Cascio. Ele percebeu que o Mundo VUCA, que trata da rapidez com que as mudanças ocorrem no mercado, tinha ficado para trás. O cenário atual é incerto, mas agora também é frágil. O que funcionou ontem, pode não servir mais hoje. 

Mas o que o conceito de Mundo BANI tem a ver com viver uma vida criativa? 

Viver com criatividade é ser capaz de se preparar e adaptar a novos contextos 

A vida criativa tem uma coisa valiosa: faz de você uma pessoa que consegue se dar bem em qualquer lugar. Muitos dos problemas que as pessoas enfrentam hoje estão relacionados à resistência. Você não quer aceitar que a situação está mudando, tem dificuldades de entender que uma atitude antiga não funciona mais, não consegue compreender porque fulano está te tratando de tal maneira…Isso acontece muito. 

As pessoas estão resistindo a tudo o tempo todo

Outro problema da vida moderna é a dificuldade de adaptação. Como você age quando alguma coisa sai do planejado? Se falta dinheiro, ferramentas ou algumas portas se fecham bem na sua cara, o que você faz? Quem não consegue se adaptar nesses cenários, está ferrado. Arrisco dizer que a flexibilidade é uma das únicas maneiras de ter sucesso na vida. Olhando por esse ângulo, dá para entender porque a criatividade é uma das habilidades mais desejadas: a capacidade de imaginar não serve só para ter boas ideias, ela te prepara para a vida. 

Adotando um estilo de vida criativo, sua maneira de pensar muda.

Você encontra soluções para os problemas de forma mais rápida.

O que caracteriza uma vida criativa? 

A vida criativa é direcionada pela criatividade (Pode entrar, sr. óbvio!). O que eu quero dizer é que ela envolve tudo o que está relacionado a essa habilidade. Inspira liberdade, coragem e leveza. Viver dessa maneira não significa largar tudo e cair no mundo atrás de uma nova realidade. É sobre olhar para o seu contexto e pensar “como posso tornar meus dias melhores?” 

A escritora Maya Angelou uma vez falou “ninguém nasce criativo, a criatividade é construída no dia a dia”. A vida criativa é aquela que se preocupa com a construção da criatividade ao mesmo tempo que aproveita os benefícios dela. 

Uma rotina voltada para a criatividade é cheia de momentos guiados apenas pela curiosidade ou inspiração. Com minha galera no Canal Big Bag, compartilho o conceito de “Micromomentos” ou seja, pequenas coisas que você faz todos os dias e que enriquecem suas 24 horas. Quando você tem muitos micromomentos que priorizam o desenvolvimento pessoal, lazer, descanso e os aprendizados intelectuais, o resultado é uma criatividade mais aguçada. 

Uma vida criativa abastece a criatividade ao mesmo tempo que a criatividade torna sua vida mais criativa 

Vale a pena viver uma vida criativa se:

  • Você quer viver com mais leveza: nada melhor do que aproveitar dias leves. Fala a verdade, quem não quer lidar melhor com os problemas, saber descansar e ter momentos de lazer? Ser criativo é ter uma mente flexível, capaz de visualizar uma vida além das redes sociais e das obrigações profissionais. Gosto de falar que uma vida criativa é mais completa e rica em experiências – isso não é e nunca será só sobre dinheiro! 
  • Deseja atingir objetivos profissionais: apesar da criatividade não se resumir a ter boas ideias, ela tem um impacto poderosíssimo na sua carreira. Uma pessoa criativa é corajosa, sabe defender suas ideias, consegue perceber as necessidades do outro..todas essas coisas influenciam na atuação do profissional. Independentemente de ser profissional autônomo, empreendedor ou CLT, a vida criativa renderá bons frutos. 
  • Quer desenvolver o autoconhecimento: se conhecer é o primeiro passo para entender como sua criatividade se manifesta, quais os bloqueios existentes e como você pode potencializar as habilidades. Viver com criatividade é mergulhar em si mesmo. 
  • busca servir de referência para outras pessoas: pense por um momento nas pessoas que você admira. O que te encanta nelas? Aposto que são fatores relacionados ao sucesso profissional ou a maneira como elas vivem seus dias em busca de algo maior, sem medo de se expor e de ser feliz. Essas pessoas vivem uma vida criativa e você também pode ser visto da mesma forma por quem convive com você.

Como viver com criatividade a partir de hoje? 

  1. Dê valor às interações sociais
  2. Mantenha uma rotina de exercícios físicos
  3. Tenha um projeto paralelo que estimula o desenvolvimento de habilidades
  4. Invista no autoconhecimento
  5. Descubra quais atividades você gosta de fazer sozinho e reserve uma hora na semana para isso
  6. Leia muito
  7. Use as redes sociais para expor suas ideias. Vale criar uma rotina de publicações sobre sua semana
  8. Escolha um assunto novo para aprender
  9. Faça uma análise sincera da sua vida profissional. Como você se sente com as responsabilidades que tem hoje e onde gostaria de chegar?
  10. Tire um dia para não fazer nada e desligue as redes sociais

O valor da vida criativa está na transformação que ela proporciona. A partir do momento que prioriza o desenvolvimento da sua criatividade e entende que isso é consequência da forma como você conduz às 24 horas do seu dia, você sente a diferença nos resultados profissionais e na conquistas pessoais. 

Viver com criatividade não é a única forma de existir, mas é a melhor e mais produtiva. Você acumula experiências e enriquece seu repertório, por isso, fica mais fácil criar! 

——————————-

Acompanhe

No Instagram: @CanalBigBag 

No Youtube: Canal Big Bag

Instagram pessoal: @Taynaamelo

Assine a Newsletter: Canal Biig Bag 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *