fbpx

Como ter mais criatividade mesmo que você não se sinta criativo

O que você faz quando precisa melhorar a disposição física? Pratica esportes. Quando precisa se preparar para uma apresentação importante, passa horas ensaiando. Assim como em qualquer outra coisa na vida, para entender como ter mais criatividade você deve buscar o que desperta o potencial criativo e direcionar seus hábitos para isso. 

O processo de descoberta da criatividade é único e prazeroso.

Fuja das fórmulas prontas.  

Quem está de olho no mercado profissional já percebeu que saber como ter mais criatividade é um baita diferencial. Essa é uma propriedade do ser humano que vale muito dinheiro na sociedade ocidental. Nós, que não somos bobos nem nada, queremos imaginar e criar cada vez mais, já que conseguir ter ideias originais e ser autêntico para defender pensamentos são coisas que favorecem na hora de arrumar um emprego, subir de cargo ou empreender

Dentro do universo do desenvolvimento pessoal, o termo “Como ter mais criatividade” é um dos mais procurados no Google. Isso mostra que as pessoas sabem da importância da habilidade, mas não sentem que podem desfrutar da capacidade de imaginar. Apesar de nascermos criativos, nem sempre conseguimos colocar isso em prática ao longo da vida. A pergunta é: por que? 

Você não é criativo ou não se sente criativo?

A criatividade combina capacidades cognitivas, ou seja, de assimilar pensamentos, com temperamento e caráter. É uma integração de toda a sua personalidade e as coisas que dizem respeito ao ser humano. Ela é parte do que você é. Se não está funcionando bem, é porque algo está fora de sintonia. Eu não vou mentir para você: o bloqueio criativo pode ter mil razões para existir. Não é um assunto tão simples.

Veja mais sobre o assunto aqui: aula sobre bloqueios criativos.

As causas emocionais são as mais comuns. Um período de dificuldade para iniciar ou concluir um projeto, seja profissional ou pessoal, pode ser fruto da insegurança ou ansiedade. Alguns bloqueios são sinais de que faltam habilidades técnicas ou que você não tem as informações necessárias para trabalhar. Da mesma forma que não existe uma regra para a manifestação da criatividade, não dá para generalizar as origens dos bloqueios. Dito isso, a primeira coisa que você precisa fazer é vestir a fantasia de detetive e sair procurando pistas na sua vida.  

Alguns caminhos para a identificação dos bloqueios:

  • Quando você se sente mais travado?
  • Em quais momentos se sente mais inspirado?
  • Será que está com medo de alguma coisa?
  • O que te ajuda a destravar? 

2 convites para você que quer saber como ter mais criatividade

Olhe para os medos

Cabe um tantão de coisa dentro do termo “Bloqueio criativo”. Os impedimentos precisam ser reconhecidos para serem removidos. Muitas vezes, o que você entende como falta de criatividade é, na verdade, medo de tentar ou timidez. 

Quando você “dá nome aos bois” consegue trabalhar as questões individualmente

Geralmente, nossos medos vão em três direções: medo de perder, medo do processo e medo do fracasso. Existem os medos reais, aqueles que sinalizam perigos verdadeiros, e os medos irracionais, que são maioria e frutos da nossa mente diante das situações. O segundo tipo é o mais presente na vida criativa e, por sorte, mais fácil de ser trabalhado e superado.

O ideal é que você seja sincero quanto às coisas que te assustam para poder lidar com elas. Se você ignorar o que te trava, seu medo irá crescer e engolir a sua criatividade

Que tal olhar para o seu estilo de vida? 

A criatividade é a flor que nasce no jardim do estilo de vida. Se o solo está bem tratado, irá florescer. O que você faz, os lugares que costuma ir, roupas que costuma usar e seus hábitos são alguns dos fatores que moldam seu estilo de vida. Esse pacote de coisas que compõem a sua rotina influenciam diretamente na sua criatividade.  

Como bem disse Osho, “Ser criativo significa estar apaixonado pela vida. Você pode ser criativo somente se você ama a vida o bastante para melhorar sua beleza, você quer trazer um pouco mais de música para ela, um pouco mais de poesia para ela, um pouco mais dança para ela “. Busque viver uma vida que te traz paixão e entusiasmo pelo diferente, mesmo que nas coisas simples. Isso não precisa ser só sobre grandes coisas: mudar uma rota na volta do trabalho já serve para quebrar a rotina engessada.

Ser uma pessoa criativa é sobre se perceber assim. Não é de um dia para a noite, mas a partir do momento que você vira a chave do “como ter mais criatividade” para “como viver uma vida mais criativa” a mágica começa a acontecer. Você vai sentir que pode criar tudo o que nasceu para fazer. Confie em mim! 😉 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *