fbpx

O que é e como ter um estilo de vida criativo

Caminhar pelo mundo como se ele fosse uma caixa de ferramentas ao seu dispor. Andar como quiser, para onde desejar e, quando precisar parar, saber que a pausa servirá para estimular o avanço. Consegue imaginar a leveza de uma vida assim? Essa é uma amostra da vida criativa. Muitas pessoas pensam que ter mais ideias ou resolver problemas com criatividade são atitudes isoladas, mas a facilidade para inovar é consequência de uma existência preparada para isso. Não faz sentido falar sobre o desenvolvimento criativo sem analisar o contexto em que a pessoa está inserida, sabe? O primeiro passo é refletir sobre sua forma de viver. 

O que mais rola na internet são cursos ou conteúdos oferecendo fórmulas prontas para ter mais eficiência no trabalho criativo, mas eu prefiro cuidar do que realmente importa: a base. 

Quando criei o Canal Big Bag, eu sabia que queria ensinar criatividade, mas não só isso. O maior sonho era mostrar para você, aí do outro lado da tela, que é possível viver de uma maneira única, valorizando suas habilidades, explorando as excentricidades e reconhecendo as fraquezas – sempre buscando a capacidade de criar que é natural do ser humano. Como eu poderia fazer isso? Vivendo e compartilhando o caminho, é claro.

 Foi assim que surgiu o Movimento por Um Estilo de Vida Criativo e é sobre ele que vamos falar hoje (e sempre!).

Quanto mais experiência de vida você tem, mais material – repertório – para seus trabalhos consegue extrair. Antes de ser qualquer produto, criatividade é ter algo para dizer, e os assuntos surgem quando existe uma vida além da rotina de trabalho e estudos.

O que é exatamente viver um estilo de vida criativo?

Chamo de estilo de vida criativo aquilo que está por trás da sua criatividade. São os hábitos que você tem, a maneira como lida com as pessoas, as interações digitais e os pensamentos que alimenta. Por exemplo, grande parte das pessoas consideradas criativas mantêm sua atitude brincalhona de criança a vida toda. Elas têm responsabilidades, mas permitem que a imaginação se divirta em qualquer contexto. Esse é um dos pilares do estilo de vida criativo: não pecar pelo excesso de seriedade.

 Optar pelo estilo de vida criativo é colocar a mente acima da matéria. 

Quais as vantagens de escolher viver dessa forma? 

Ser uma pessoa criativa traz benefícios em diferentes aspectos da vida em sociedade. Sua carreira profissional, negócios e projetos são valorizados quando são originais. Indo além das questões financeiras, o potencial criativo te permite alterar sua realidade. Através dele, você consegue criar sua própria história, se conhecer, ter coragem para falar o que pensa e se posicionar contra o que não concorda.

O estilo de vida criativo é o que vai te salvar de uma vida morna.

A principal vantagem de adotar essa maneira de viver pode ser resumida em um único termo: transformação. Você terá facilidade para encontrar as respostas que precisa. As ondas no mar se formam pelo efeito do vento sobre ele, que transfere parte de sua energia para a água. Pense que você é o mar, o estilo de vida criativo é o vento e as ondas são as ideias ou resultados que você busca. Quanto mais vento, mais ondas. Quanto mais criativa sua vida, melhores ideias você terá. Como você deve imaginar, isso faz TOTAL diferença.

Como levar uma vida mais criativa? 

1) Comece com um processo de investigação para entender onde você está. 

  • Qual a melhor palavra para definir sua vida hoje? 
  • Você já sabe o que te incomoda?
  • O que gosta de fazer? 
  • O que você pode fazer para ter mais momentos com isso?
  • Qual a melhor coisa para estimular sua criatividade?
  • Como você pode fazer isso?
  • Você acredita que pode sustentar essa rotina?

2) Depois, faça uma lista de coisas que você gostaria de deixar para trás.

  • Existe algum hábito que prejudica seu crescimento?
  • Quais medos precisam ser enfrentados?
  • Será que tem um projeto ocupando mais tempo do que deveria?
  • Te algum ressentimento com pessoas ao seu redor te incomodando?

3) Agora, anote algumas atividades, momentos ou habilidades que você gostaria de inserir no seu dia a dia, mesmo que isso pareça fora da realidade.

4) Vá em frente para começar a colocar as anotações em prática.

Pensar criativamente não se restringe a vida profissional, é um jeito de ser uma pessoa diferente. Dito isso, levar um estilo de vida criativo é saber que você está se descobrindo, dia após dia. É uma construção. Tudo relacionado a sua criatividade é, portanto, a melhor coisa que você pode fazer é experimentar.

Deixo aqui duas sugestões de músicas que me inspiram a viver a vida assim: A Vida Me Chamou, da banda Forfun e A Criança que eu fui um dia, da Reverb Poesia.

Importante:

Levar um estilo de vida criativo é a base para alcançar os resultados que você procura, seja quais forem. Faça uma autoanálise sincerona para identificar pontos que podem ser melhorados e busque formas interessantes de fazer isso. Você não deve seguir o que outras pessoas estão fazendo, é importante entender o que funciona para você.

Mude aos poucos e perceba sua criatividade ficando cada vez mais forte.

Esse artigo te inspirou? Passa lá no Instagram para me contar!  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *