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O profissional criativo é o presente e o futuro; como se tornar um

Acordar, tomar um café reforçado e se preparar para dominar o mundo. É assim que eu vejo um profissional criativo: querendo e buscando sempre mais. Consigo admitir que essa é uma visão romântica da necessidade de trabalhar, mas tenho para mim que, quando estamos envolvidos em atividades profissionais que nos motivam e temos as competências necessárias para lidar com o mercado e as expectativas dos outros, a rotina se torna mais prazerosa e eficiente.

Em outras palavras: ter criatividade torna tudo mais interessante. 

Há alguns anos, a criatividade era vista como uma competência desejável, mas hoje é essencial. As empresas reconhecem que o potencial criativo de um colaborador pode trazer mudanças positivas, produtividade e lucro, é claro. Sempre vejo artigos falando sobre as habilidades mais esperadas pelos contratantes e fico feliz de perceber que o futuro será dos criativos, ou melhor, o presente já é.

A maioria das competências desejadas giram em torno da criatividade 

Ponto para nós que já estamos atentos a importância de desenvolver a criatividade! 

Eu me apaixonei por ensinar criatividade desde que percebi como ela torna as pessoas mais independentes. Quando comecei a olhar com carinho para o meu potencial de criar, consegui encontrar soluções com maior facilidade e criei meus próprios caminhos e rotinas de trabalho. Viver dessa forma influencia nos resultados profissionais. Como eu poderia deixar de falar sobre isso?

Quando você é criativo, deixa de agir como um robô que só repete atividades e passa a questionar, experimentar e validar resultados. Gosto de pensar que a criatividade é o ponto de largada. É a partir da decisão de ser mais criativo e de encontrar soluções originais que o profissional se abre para desenvolver outras habilidades. Você sempre vai me ver falar que criatividade é um estilo de vida. Aliás, esse é o movimento que eu impulsiono com tudo o que crio no Canal Big Bag. Sabe por quê? Porque você precisa viver com criatividade para conseguir aplicar todo o conhecimento adquirido na bagagem da vida. 

Minha lógica é a seguinte: você escolhe viver um estilo de vida criativo, convida a criatividade para fazer parte da sua vida e, então, foca em quais habilidades quer ou precisa desenvolver para atingir seus objetivos. 

As habilidades que o profissional desenvolve combinadas com a criatividade  é o que torna ele mais especial

Estava pensando sobre o título do artigo e comecei a viajar em uma reflexão. Você já se perguntou quantas coisas cabem dentro da palavra “criatividade” quando ela é citada em listas de habilidades e competências desejadas pelo mercado profissional? Vale a pena questionar o que a pessoa precisa ter para ser um profissional criativo. Gosto de dar nome aos bois para saber por qual caminho seguir.

O ideal é que você entenda tudo o que está dentro do pacote profissional criativo, faça uma análise de quais habilidades você domina e quais pode melhorar. Sempre tem algo que podemos fazer para ser 1% melhor a cada dia. 

O que você precisa ter para ser um profissional criativo? 

  • Saber ouvir: escutar o que o outro quer dizer não é só estar no mesmo ambiente, é prestar atenção de verdade. Perceber o que está sendo dito, o que ficou para trás e pensar sobre cada palavra. Isso faz falta nos ambientes corporativos. 
  • Ser flexível: nem sempre as coisas vão dar certo. Muito menos as pessoas vão concordar com você. Pode ser que seja impossível ter uma rotina programada. E aí, como um profissional criativo pode lidar com isso?
  • Vontade de questionar: seu chefe te manda fazer uma atividade, mas você não concorda com ela. Você faz, só porque recebeu ordens, ou questiona os resultados que a tarefa trará? Por favor, questione! 
  • Liberdade para imaginar: fantasie novos cenários, outras soluções e como você quer estar daqui 1 ano. Imagine como seria ter todo orçamento do mundo. O que você faria se a verba fosse infinita? E, o que pode ser feito no contexto atual?
  • Autoconhecimento: a palavra de ordem para o sucesso profissional. Se você não souber quais seus pontos fortes, não poderá apresentá-los para o mundo. Se não souber os fracos, não vai melhorar de jeito nenhum.
  • Comunicação assertiva: um profissional criativo que não consegue explicar os benefícios das suas ideias pode ter muitos problemas. Arrisco dizer que, nesse caso, talvez não seja tão criativo como imagina. 
  • Escrita criativa: assim como saber se comunicar é uma maneira de defender seus direitos pessoais e expressar pensamentos, sentimentos e crenças de forma direta e honesta, saber escrever também vai te ajudar muito. A boa escrita sempre foi importante para os profissionais, mas saber fazer isso de uma forma única é o recurso mais poderoso para se fazer ser visto. Em tempos tecnológicos, saiba usar as palavras a seu favor. 

Para pensar: no que trabalha o profissional criativo?

No que ele quiser. É isso. Sem tirar, nem pôr. Um profissional criativo consegue praticar sua criatividade onde estiver. Se você entregar em suas mãos um relatório, ele conseguirá extrair os dados e comunicar as informações de forma clara, indo direto ao ponto e resolvendo o problema, que poderia ser as dúvidas quanto ao faturamento do último mês. 

Da mesma forma, se a pessoa criativa precisar dar uma aula de ginástica ou escrever um livro, ela irá explorar suas competências e habilidades para fazer isso da forma mais original que puder. Já está mais do que na hora do mercado parar de dizer que o profissional criativo é o que está nas agências de publicidade ou nos estúdios de arte. Aliás, enquanto esse for o pensamento, nem todos os profissionais tomarão consciência do quanto o desenvolvimento da criatividade e de tudo o que ela envolve é fundamental para o sucesso da carreira. 

Sabe qual é o resultado disso?

Empresas e pessoas perdendo a chance de obter explorar o melhor em todos os aspectos.

Eu acredito em um mercado mais saudável e sei que você pode ser um profissional criativo. É por isso que me comprometi em levar a criatividade por aí! <3 

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