fbpx

O que achei do livro Eu sou as escolhas que faço

Qual é o seu primeiro pensamento quando começa a ler um título indicado por muitas pessoas que admira? Você fica com a expectativa nas alturas, imagino. Foi dessa forma que comecei a leitura do “Eu sou as escolhas que faço: Como resolver o dilema entre o que o mundo espera de você e o que você quer do mundo”, escrito pela Elle Luna e lançado em 2016. 

A partir do momento em que nascemos, trazemos para o mundo um um potencial único, mas se vamos explorá-lo ou não depende apenas de nós mesmos. As primeiras páginas falam sobre essa paixão, que é a razão de estarmos aqui, e eu relaciono com a criatividade que existe em cada um. O tema central gira em torno do desafio de escolher seguir nossos desejos e talentos todos os dias. A reflexão começa logo nas primeiras frases: você sabe qual é a jornada mais importante da sua vida? 

Elle Luna é designer, pintora e escritora, uma artista envolvida em muitos projetos. Ela valoriza a experimentação como forma de encontrar o seu potencial criativo. Nem sempre é fácil identificar o que você ama, mas todos podemos encontrar coisas que nos façam sentir vivos. Já no meio da conversa – que é como você se sente ao longo da leitura – a autora traz pontos que me lembraram muito o que costumo falar sobre levar um estilo de vida criativo, que é a bandeira que levanto no Canal Big Bag.

“Picasso tinha um talento incrível, mas o segredo da genialidade dele era que sua vida se misturava”. Precisamos viver a nossa paixão e estar completamente envolvidos com nossa arte para ter satisfação. 

“O que conta não é o que um artista faz, mas o que ele é”

Pablo Picasso

O livro “Eu sou as escolhas que faço” reforça a importância de seguir o que faz seu coração pulsar  

Se você já está inteirado no universo da criatividade ou do autoconhecimento, pode considerar o livro um pouco raso. Elle caminha por diferentes assuntos importantes para encontrar sua vocação e seus talentos, mas não traz abordagens muito específicas. É um livro de inspiração que tem tudo para virar a chave na sua cabeça. Inclusive, isso pode acontecer no momento em que ela fala sobre como encontrar atividades que aquecem o coração não é uma tarefa complexa, pois existem coisas simples que podem ser testadas, e cada minuto do dia importa para fazer isso. 

Para quem sente que está vivendo no automático, o “Eu sou as escolhas que faço” pode ser o empurrão que faltava para assumir o controle da situação. O entendimento da mensagem deixa claro que existem dois caminhos na vida, o da segurança e o da paixão. É muito comum que a gente siga sem tomar consciência pelo que parece mais certo, ou mais seguro.

O problema é que a certeza é a estrada que as outras pessoas querem que a gente escolha. Todos esperam que a gente viva a vida dessa forma, mas enquanto o controle estiver na mão de terceiros, a satisfação não estará na nossa. A chance de escolher por qual rua seguir surge todos os dias e sempre fazemos uma escolha – mesmo sem perceber.

E aí, 

O que você tem escolhido para a sua vida? 

Paixão é aquilo que nos move, aquilo em que acreditamos e o que fazemos quando estamos a sós com nosso eu mais verdadeiro. Para mim, ela não se separa da criatividade. Só podemos soltar as ideias quando nos envolvemos em tarefas conectadas aos nossos valores. Escolher o caminho que faz o coração bater mais forte é a decisão mais importante que podemos tomar, mesmo que não seja tão fácil. 

Apesar de ser uma leitura rápida, recomendo para quem deseja viver a criatividade e conectar-se com suas vontades mais sinceras. Quando nos abrimos para um estilo de vida mais criativo, paramos de nos conformar com os ideais dos outros e começamos a nos conectar com os nossos próprios interesses – isso nos permite cultivar nosso pleno potencial como indivíduos. 

Descobrir suas paixões e despertar sua criatividade não é uma tarefa fácil, mas é a melhor escolha que você pode fazer pela sua vida. Vai fundo! <3 

Já leu o livro?

Me conta o que achou! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *