fbpx

10 verdades sobre a criatividade que ninguém te conta

A criatividade é uma palavra que está em alta. Quase todo mundo já sabe que ela é fundamental para o sucesso de qualquer iniciativa, no digital ou no mundo offline. Quem ainda não se deu conta da importância, vai fazer isso mais cedo ou mais tarde. Aliás, é bem provável que a pessoa que não entendeu que ser criativo é a única maneira de alcançar os resultados descubra isso logo, porque sem a capacidade de pensar de forma criativa é muito complicado encontrar boas soluções. 

Apesar do termo “criatividade” estar em alta, tem uma coisa que quase ninguém te conta: ela é muito mais do que ter boas ideias. A criatividade é um movimento que transforma vidas. Acha que estou sendo emocionada? Tenho bons argumentos para provar que não estou. 

O potencial criativo é o que nos permite tomar decisões importantes, como largar o emprego e investir no próprio negócio. É também o que nos dá uma boa dose de coragem para fazer uma apresentação importante para o chefe e batalhar por um cargo na empresa. Indo além das questões profissionais, essa habilidade é o que te faz sair na frente em uma paquera. Quanto mais criativa for a cantada, maiores serão as chances de ganhar a atenção do outro.

Percebe que a criatividade é o ponto de partida para todas as coisas funcionarem melhor? 

Com uma importância tão grande, é impossível resumir essa capacidade de imaginar apenas a técnicas de geração de ideias. Sempre que recebo um mentorado para produção de conteúdos criativos, escuto “Eu quero escrever legendas mais criativas, mas não consigo pensar em nada diferente. O que eu faço?” 

Minha resposta é: olhe para além das ideias. As pessoas gostam de vender a criatividade como a linha de chegada, quando, na verdade, o melhor seria entregar pit stops de aperfeiçoamento criativo. 

Aposto que você já escutou que criatividade é inspiração ou a capacidade de ter ideias. 

Todos falam sobre isso, mas ninguém comenta que: 

  1. Criatividade não se compra com um clique e nem por todo dinheiro do mundo 
  2. É impossível ter boas ideias se você não leva uma vida boa
  3. Você não conseguirá ter uma visão criativa sobre as coisas se ficar se apoiando em preconceitos e paradigmas
  4. Suas questões emocionais importam mais do que você imagina
  5. O nível de criatividade aplicada no seu trabalho está diretamente ligado a capacidade de planejar e racionalizar processos
  6. Os bloqueadores do desenvolvimento do seu projeto criativo não são necessariamente coisas que te fazem mal
  7. Viver 24 horas para um projeto criativo é a maneira mais rápida de sufocar a criatividade
  8. Criatividade é mais sobre humildade do que sobre exclusividade
  9. Nenhuma criatividade é igual a outra. Eu posso ser criativa para encontrar soluções matemáticas, você pode ser criativo para escrever roteiros e seu vizinho para dar banhos mais rápidos nos cachorros.
  10. O envolvimento frequente é muito mais poderoso para estimular a criatividade do que trabalho excessivo. Não confunda as coisas.

Por onde começar a desenvolver a criatividade? 

Criativo é estilo de vida. Gostaria muito que as pessoas buscassem viver uma vida mais criativa na mesma proporção que desejam ter ideias mirabolantes. É fato que todo mundo pode transformar a sua realidade através da imaginação, todos podem investir nos projetos dos sonhos e crescer nas áreas escolhidas. A criatividade possibilita todas essas coisas e muito mais, mas tudo só é possível porque a base que a sustenta está sólida. Não é uma ideia isolada que vai gerar sucesso. É uma solução criativa amparada pela autoconfiança, pelo planejamento, pelo processo criativo, pela utilização inteligente de recursos e pela motivação diária de fazer o negócio acontecer.

A criatividade é a solução que precisamos,

mas 

Só com um estilo de vida criativo encontramos as respostas que buscamos.

“Nada é tão instável quanto o poder de um príncipe quando não apoiado em sua própria força”. Em outras palavras: não adianta ter poder se você não consegue sustentá-lo. É difícil ter criatividade se você não preparou o terreno para isso. 

O ideal é olhar para a sua relação com seus trabalhos ou projetos e entender onde está a dificuldade para criar. Mapear os bloqueios é o caminho para destravar as ideias. Depois, minha sugestão é que você olhe de maneira geral para a sua vida. Quando perceber que existem coisas que não estão sob o seu controle, mas que prejudicam a criatividade, você deve dedicar todo seu conhecimento, energia e disciplina para ajustar esses pontos e ampliar seu olhar sobre as inspirações ao seu redor.

A criatividade, junto da educação, do autoconhecimento e do empreendedorismo é a resposta para um futuro mais feliz e uma vida financeira mais saudável. Não deixe de olhar com carinho para sua capacidade de imaginar e executar – vale a pena e conte comigo para fazer isso. 

Ei, BigLover. Gostou? Me conta lá no Instagram: @canalbiigbag. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *