Livros sobre criatividade: 12 títulos para um ano mais criativo

Sou do tipo que adora uma boa lista, principalmente se for para falar de leituras, músicas ou lugares…Bom, pensando bem, adoro listar qualquer coisa. 😅 Enquanto preparava este artigo com dicas de livros sobre criatividade, senti uma nostalgia. É isso que as listas de indicações nos trazem: a chance de relembrar as experiências com cada item indicado enquanto sugerimos que os outros também vivam bons momentos.

Em alguma situação da minha vida, escutei que os livros dão asas à imaginação. Seja por prazer, para estudar ou para se informar, a prática da leitura aprimora o vocabulário e dinamiza o raciocínio e a interpretação. Como se isso já não fosse bom o suficiente, o ato de ler também favorece o aprendizado de conteúdos específicos e aprimora a escrita. Quem lê bastante se comunica melhor, porque tem mais facilidade de organizar a linha de pensamento.

livros sobre criatividade
Ler liberta!

Precisamos ser sinceros e assumir que o avanço das tecnologias e a loucura do mundo moderno acabam diminuindo o interesse das pessoas pela leitura. Ficamos no celular, temos séries a um clique de distância, vivemos cansados, não é difícil deixar os livros para depois. Porém, no que depender de mim, vou incentivar o hábito até o fim. Quem vem comigo?

Livros sobre criatividade que vão te ensinar muito sobre o assunto!

  1. A Arte da Criatividade

Um dos livros mais simples e enriquecedores sobre criatividade que já li. Os capítulos são breves, mas falam sobre alguns fatores envolvidos nos processos criativos e na vida criativa. Os conselhos nos tiram da zona de conforto e mostram como cada um de nós pode melhorar nossas vidas e nosso trabalho. 

  1. Mostre seu Trabalho: 10 maneiras de compartilhar sua criatividade e ser descoberto

FUNDAMENTAL para quem já desenvolve um trabalho criativo, mas ainda não sabe como falar sobre ele para outras pessoas ou têm medo de ser copiado. O autor explica porque a generosidade supera a genialidade e como estar acessível e saber usar nossas próprias redes pode ser mais importante do que um simples “networking”. Depois que li o Mostre seu Trabalho, minha relação com o meu projeto e a forma como compartilho sobre ele mudou.

  1. A Grande Magia

O último livro sobre criatividade que li em 2020 me trouxe uma inspiração inexplicável para viver a vida criativa com mais intensidade. Em um clima meio autobiográfico, a autora traz reflexões sobre como é viver criativamente e os principais desafios enfrentados nesse processo. Segundo ela, ser criativo não é apenas se dedicar profissional ou exclusivamente às artes: uma vida criativa é aquela motivada pela curiosidade. 

  1. Criatividade S.A

Qual a fórmula por trás de filmes adorados por multidões como Toy Story, Monstros S.A. ou Procurando Nemo? É isso que você descobre com essa leitura! Dos encontros da equipe às sessões de brainstorm, o autor mostra como se constrói uma cultura da criatividade e qual a forma mais adequada de manter essa chama acesa. Recomendo essa leitura para quem busca inspiração para os próprios negócios!

  1. Quem Matou a Criatividade?

Já ouviu falar sobre bloqueio criativo? Essa leitura é ótima para entender mais sobre o que trava nossa imaginação, é por isso que o título não poderia faltar na lista de livros sobre criatividade! As páginas têm um fascinante clima de mistério, que mistura fatos baseados em pesquisas com histórias divertidas para revelar os assassinos da criatividade. Os capítulos apresentam ferramentas práticas e estudos de caso apresentados para te mostrar como é possível reconfigurar o cérebro usando algumas estratégias do pensamento criativo.

  1. Criatividade para o Século XXI

Esse foi um dos livros sobre criatividade mais loucos que li nos últimos tempos! Apesar de não ter curtido (foi muito viajado, na minha opinião), acho válida a recomendação, afinal, toda perspectiva sobre o assunto importa. O autor explica o papel da intuição, do livre-arbítrio e das inúmeras possibilidades de escolhas criativas no desenvolvimento humano, integrando ciência, consciência e criatividade.

  1. Vender é Humano

Não é específico sobre criatividade, mas acredito que qualquer pessoa que queira ser mais criativa e vender seus trabalhos de maneira original precisa ler. Ele oferece dicas de técnicas para vender uma ideia, entender a perspectiva dos outros e tornar nossa mensagem mais clara e persuasiva. Tudo isso, trazendo uma visão mais criativa do que é ser um vendedor. 

  1. O Caminho do Artista

Se eu tivesse que escolher um dos livros sobre criatividade que abordam o assunto com mais sensibilidade, não pensaria duas vezes e indicaria ele! O livro mostra um caminho para as pessoas renovarem seu espírito criativo, com uma série de exercícios, reflexões e ferramentas para ajudar você a despertar sua criatividade, recuperar a autoconfiança e se livrar dos bloqueios criativos. Como é muito prático, estou lendo pela terceira vez para refazer as tarefas. 

  1. O poder do hábito

Mais uma da série: não é sobre criatividade, mas todo mundo que deseja ser mais criativo precisa ler. A chave para o sucesso é entender como os hábitos funcionam e ser constante em todas as fases da sua vida. Esse livro pode te ajudar a identificar padrões e entender como os costumes causam um enorme impacto na nossa saúde, produtividade, estabilidade financeira, felicidade e criatividade. 

  1. Pense como um artista

Esse está no topo da lista de livros sobre criatividade que quero ler em 2021. Combinando história da arte e estratégias criativas, o autor chegou a um livro inspirador, que nos motiva a adotar processos e práticas que nos tornam pessoas mais criativas. 

  1. Originais: Como os inconformistas mudam o mundo

Nove em cada dez pessoas que gostam do assunto indicam esse título, por isso, coloquei na nossa lista de livros sobre criatividade e pretendo ler em breve. O autor aborda e desmistifica muitas das crenças que existem em torno das mentes criativas. Para fazer isso, utiliza estudos e histórias reais envolvendo o mundo dos negócios, a política, os esportes e o universo do entretenimento. A proposta é mostrar como qualquer pessoa pode aprimorar sua criatividade, tornar-se capaz de identificar e defender ideias verdadeiramente originais, combater o conformismo e romper tudo o que é tradicional.

  1. Confiança Criativa

Não há dúvidas de que a inovação e a criatividade são os principais elementos por trás do sucesso nos negócios. Apesar de serem características fundamentais para a sobrevivência de todos os seres humanos, ainda tem gente que acha que a criatividade é exclusiva de artistas. Esse livro é perfeito para nos lembrar que todos temos muitas ideias e insights para oferecer.

Pronto, agora você tem doze livros sobre criatividade para ler ao longo do ano. Se a quantidade for maior do que você costuma ler, não tem problema. Escolha os títulos que parecem mais interessantes, que conversem com o seu contexto e vá em frente. Mais do que quantidade, quero que você aprenda e se inspire com o que escolher ler!

Já leu alguns desses? Me conta aqui no Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *