fbpx

Você consegue se conectar com as ideias que passam por você?

Quero aproveitar este artigo para te apresentar a Dona Ideia. Ela é uma menina incrível e cheia de recursos mágicos, que vive vagando por aí, buscando alguém pronto para ajudar no seu desenvolvimento. Seu maior objetivo é compartilhar um pouco da sua mágica, mas está cada vez mais difícil encontrar quem esteja disposto a olhar o que ela tem para oferecer. 

Em um ponto pelo caminho, encontrou uma mulher. Mesmo de longe, sabia que aquela pessoa poderia aproveitar muito da sua mágica, mas a senhora sequer olhou para ela. Era do celular para o trabalho, do trabalho para a cama, da cama para o celular. A Ideia ficou ali por uns três dias, mas acabou indo embora.

Depois de caminhar mais um pouco, Dona Ideia parou na casa de outro criativo. “Agora vai, ele tem tudo o que precisamos para trocar inspiração”, pensou. Dessa vez, o carinha até percebeu sua chegada, mas não fez nada além disso. Olhou para ela, refletiu por alguns minutos, mas se sentiu incapaz de promover o encontro, então foi fazer outra coisa. Dona Ideia ficou alguns dias tentando chamar a atenção e aparecendo em diferentes momentos, mas continuou sozinha. A saída foi continuar vagando em busca de alguém que estivesse preparado e disposto a fazer alguma coisa interessante acontecer.

A história é fictícia, mas é mais real do que você imagina. Milhares de ideias flutuam por aí, esperando serem descobertas. É como um match da criatividade, onde buscam alguém que queira se envolver com elas. A parte triste é que, na maioria das vezes, os criativos estão ocupados demais para perceber a presença da inspiração.

 Será que você tem dado atenção para as ideias que cruzam seu caminho? 

Essas três dicas irão te ajudar melhorar a sincronização das ideias 

  • Esteja sempre ativo

Pensa comigo: se a ideia chegar e te encontrar parado ou distraído, vai ser difícil existir uma conexão. Quando a inspiração tropeçar em você, é bom que te encontre empenhado nas atividades que aquecem seu coração. O que estou tentando te dizer é: crie mesmo quando sentir que faltam ideias. É isso que precisamos fazer para viver uma vida criativa mais plena. Manter uma rotina que inclua diversão, projetos paralelos, estudos e trabalhos soa como um convite para as melhores ideias do universo.

Gosto muito daquela frase que diz que a ação gera motivação. Quando estamos trabalhando em algo que enxergamos valor, a inspiração vem. Mesmo naqueles dias em que acordamos com preguiça, desmotivados e pensando em largar tudo, colocar a mão na massa é uma maneira de encontrar ânimo e estar aquecido para quando sua ideia te encontrar.

  • Reclame menos

Ninguém curte ficar perto de uma pessoa reclamona, além disso, ficar o tempo todo falando sobre sua vida e seu trabalho de maneira negativa é muito chato. Imagino que, mesmo sendo difícil, a atividade que você está envolvido foi escolhida por livre e espontânea vontade, certo? (Salvo casos em que a escolha não foi uma opção!) 

Quando você passa mais tempo reclamando do que enxergando as coisas boas do seu dia, está espantando a inspiração. Toda vez que declara como é difícil e cansativo fazer um trabalho criativo, as boas ideias se afastam um pouco de você. Imagine que elas ficam ofendidas quando percebem que você está concentrando sua energia em falar mal do universo delas.

Mantenha o bom humor, sinta prazer em precisar ser criativo e não perca tempo com o que não te agrega em nada. Se a sua ideia chegar e você estiver ocupado sendo mal humorado, ela vai embora sem nem pensar duas vezes.

  • Goste da sua criatividade

Se reclamar todos os dias pode prejudicar sua vida criativa, mudar sua maneira de viver pode trazer a inspiração para perto. Eu sei que nem sempre é fácil, mas quanto mais você puder mentalizar que gosta de todos os aspectos da sua rotina criativa – do medo, dos desafios, da maneira como precisa encarar os bloqueios, da alegria de ver algo pronto – mais criativo será. Procure se divertir em todos os processos criativos, essa é a melhor maneira de atrair a inspiração e se conectar com as melhores ideias. 

“A inspiração, assim como todos nós, gosta de ser apreciada.

Ela entreouvirá seu prazer e lhe enviará ideias como recompensa por seu entusiasmo e lealdade. Mais ideias do que você jamais conseguiria usar” 

Elizabeth Gilbert – A  Grande Magia 

Momento #AprenderParaCriar

Saiba como filtrar suas ideias

Todos os dias nós recebemos um estoque infinito de idéias e possibilidades. Você também, eu juro. O que diferencia as pessoas entre mais criativas e menos criativas, é que as do primeiro grupo, muitas vezes sem perceber, ignoram as coisas que podem não funcionar no momento e focam naquelas que têm mais probabilidade de resolver o conflito em questão. Esses criativos jogam ideias fora? Não! Apenas aprendem a guardar o que não serve agora para usar depois. 

Uma maneira de melhorar a pré-filtragem e conseguir identificar as ideias que estão por perto é falar em voz alta. Escreva o que você está procurando, explique para outra pessoa como é o tipo de ideia que atende suas necessidades e conte para o mundo como ele pode te ajudar. Quanto maiores forem os sinais, maiores serão as chances das respostas te localizarem.

Seguir a intuição é perfeito para se conectar com seus insights criativos, mas para que isso funcione, ela precisa estar bem treinada. 

A inspiração vive rodeando pessoas criativas. Por isso, não deixe de cuidar da sua criatividade, não desanime nos dias menos inspiradores e continue criando e dando vida às ideias que cruzarem seu caminho. Se existe um mundo melhor, ele começa na cabeça de quem ousa imaginar e tenta se conectar! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *