Vida criativa: os benefícios da criatividade que vão além das boas ideias

A vida criativa deve ser um eterno encontro com a criatividade. É para isso que existimos e por isso que criamos desde que nos entendemos como seres vivos. Apesar disso, nem todo mundo está comprometido com seu desenvolvimento criativo. Qual a razão? Difícil saber! Cada ser humano tem suas motivações ou bloqueios, mas arrisco dizer que a falta de consciência sobre as vantagens de uma vida criativa influencia muito. 

Um dos valores do Canal Big Bag é compartilhar conhecimento e levar inspiração a respeito da vida criativa. Tenho para mim que quando você tem pelo menos 1% de noção do potencial de transformação dessa ferramenta que é a imaginação, fica mais claro encontrar forças para seguir aprendendo e buscando novas experiências. Depois que você se dedica a desenvolver sua criatividade e aprende a olhar esse processo com carinho, cada vez menos irá se deparar com questionamentos do tipo “por que eu tenho a impressão de que estou vivendo no automático? Os dias passam e eu nem vejo!” Nada paga a sensação de que suas 24 horas foram bem aproveitadas (e isso não é apenas sobre produtividade profissional!) 

Por isso, no artigo de hoje, trouxe algumas mágicas que acontecem na nossa vida depois que a criatividade ganha papel de destaque. Precisamos ser honestos e admitir que a vida é tudo o que realmente nos pertence e o que fazemos dela é o que determina quem somos e o que temos. Não vejo outra maneira de viver bem se não for de maneira criativa.

Depois que você olhar com carinho para sua vida criativa, viver não será mais a mesma coisa!

Sabe por quê?

Você se destaca em qualquer área que decidir trabalhar

Os profissionais criativos não se resumem aos artistas ou nomes da publicidade, são todas as pessoas que estão em busca de soluções mais criativas para os problemas cotidianos. Todas as atuações do mercado de trabalho se beneficiam com pessoas que são curiosas e buscam melhorar em todos os aspectos. Quando um contador tem uma visão criativa, ele consegue inovar na maneira de otimizar os recursos financeiros de uma empresa, porque está aberto para novas possibilidades. Ele topa quebrar padrões! Anota o que eu e toda a torcida do flamengo estamos te falando: o futuro de todas as profissões envolve a criatividade. 

Se torna capaz de se conectar com quem você é 

Criar, buscar respostas e encontrar soluções é sempre sobre seguir sua intuição e usar o que tem dentro de você. Quando você usa a combinatividade para juntar informações disponíveis no seu repertório, é guiado pela voz que vem de dentro. Parece inspirador e realmente é. A partir do momento que trabalha diariamente no seu crescimento criativo, sua voz interior ganha mais força e você começa a escutar o artista e a criança que moram aí dentro. Eles pedem atenção e devolvem orientação!  

Cada dia traz um novo aprendizado

Será que é possível aprender uma coisa nova vivendo 4 meses em isolamento domiciliar, longe das tarefas cotidianas e com a maioria das atividades que te dão prazer proibidas? Com a criatividade, sim! 

Quando incorpora um estilo de vida criativo, seu olhar para as coisas muda. Você fica mais atento aos acontecimentos ao seu redor e desenvolve uma curiosidade que te permite ir além do que está na superfície. Desse modo, uma simples manchete no jornal que chega todos os dias no mesmo horário ou o programa da tarde que você não aguenta mais assistir podem trazer uma palavra que se conecta com outra que já está aí na sua cabeça e PLIM a luz se acende. No final do dia, qualquer estímulo pode ser aproveitado na sua bagagem criativa.  

Sua relação com as pessoas muda

Estabelecer um compromisso com a melhora da sua criatividade exige que você mantenha sua inocência criativa. Isso te faz mais humilde. Ao invés de se achar o detentor de todo conhecimento ou o fodão que tem experiência em sei-lá-o-quê, você se torna mais centrado e disposto a aprender. Por consequência, vem a facilidade de perdoar, afinal, somos seres em constante desenvolvimento e isso envolve erros e fracassos. Você até aprende a seguir em frente, sem levar críticas e mágoas pelo caminho. 

A cabeça aberta que te permite fazer conexões e ter ideias também faz com que você escute mais ao invés de julgar. O criativo está mais interessado em receber e compartilhar do que em negar ou excluir. Bom ou ruim, tudo vira material! 

Fica muito mais fácil entender que a validação não interessa para ninguém

Uma pessoa que desenvolve sua criatividade dedica um bom tempo nos exercícios ligados a autoconfiança e aos medos. Isso facilita muito na hora de colocar pensamentos para fora, perder o receio das ideias malucas, tomar atitudes e seguir trabalhando nos projetos dos sonhos. 

Na criativa você se esforça para entender que a aprovação de outras pessoas não importa mais do que suas atitudes. E assim, aceita que: 1) provavelmente as pessoas nunca vão entender bem o seu modo de viver e suas razões, mas isso é normal. 2) as chances de você ser criticado mesmo não fazendo nada são grandes, então, é melhor fazer. 3) o que importa é o que está dentro de você e o que será deixado para o mundo. A pessoa criativa está tão ocupada com as atividades que te dão prazer e estimulam o crescimento, que a opinião dos outros é só a opinião dos outros. 

Você se torna capaz de construir seu próprio mundo

Quando somos criança, sonhamos em morar em um lugar incrível, cheio de diversão e alegria. Já adultos, percebemos que dificilmente esse lugar exista (e se existir, está tão tão distante), mas há uma saída feliz: nós podemos criar esse ambiente de prazer. 

Se utilizar suas habilidades para se conectar com as coisas que gosta, explorar a tecnologia para estar perto do que te interessa e desenvolver uma rotina que tenha a sua cara, a existência será muito mais alegre. É claro que a vida adulta envolve atividades e responsabilidades que nem sempre são prazerosas, mas o pensamento criativo te está ali para te lembrar que todo esforço tem sua recompensa e cada aprendizado importa – mesmo os mais “chatos”.

Se o Professor Utônio contasse o segredo do “tudo que há de bom” que está na receita da criação das meninas super poderosas, aposto que os desafios e problemas representam 99,9% da combinação e são o toque que faz delas tão incríveis, flexíveis e, claro, poderosas. A criatividade te faz perceber que nem sempre é preciso sair de casa para se divertir, aprender ou descobrir. Há um mundo inteiro perto de você, no seu mundo!  

Se você já se dedica a desenvolver sua criatividade, mas ainda não percebe todos esses benefícios, CALMA! O conhecimento é a base, a trilha que você segue, mas a mágica só acontece com quem pratica diariamente a arte de criar. Saiba que ser uma pessoa criativa é ter um contexto criativo, ou seja, várias coisas influenciam para que a criatividade se torne maior. O importante é não deixar de cultivá-la nem um dia sequer! 

O amplo interesse enriquece sua vida criativa

3 thoughts on “Vida criativa: os benefícios da criatividade que vão além das boas ideias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *