Potencial Criativo: você ainda tem dúvidas de que ele pode melhorar sua vida?

A criatividade é perfeita e o nosso potencial criativo são seus perfeitos e eu posso provar!

Memes à parte, nunca achei que esse adjetivo caberia tão bem para uma palavra, mas não é que faz sentido? O potencial criativo do ser humano é o que permite que ele evolua, conquiste seus objetivos e realize seus sonhos. Como eu te disse, ela é perfeita. 

Pensando sob uma perspectiva pragmática, ou seja, a criatividade aplicada na prática, percebemos que ela está em todas as coisas originais e úteis. Combinando com o conceito da palavra, que é “o processo de usar a imaginação para desenvolver ideias novas e originais”, fica cada vez mais fácil acreditar que a criatividade não é só um dom de artista ou se resume apenas a realidade das empresas. Ela é parte de tudo o que flui na existência humana. 

Por que eu defendo tanto a importância da criatividade na vida de qualquer ser humano? 

A vida é esse amontoado de decisões pelo caminho. Você pode escolher fazer as coisas como sempre fez ou tentar novas maneiras. Pode receber ordens ou pode criar suas próprias regras. Pode continuar no seu trabalho ou optar por empreender. Pode pedir uma comida no iFood ou pode testar uma receita mais econômica com os ingredientes que já tem. Eu poderia listar inúmeras situações em que um ser humano aberto às possibilidades (ou seria melhor já dizer uma pessoa criativa?) pode decidir fazer algo novo. Aí está a relevância do pensamento criativo: sem ele você sempre fará tudo igual. Tudo como já foi feito e já funciona. Sem riscos e sem erros

Agora me conta, qual é o resultado de fazer somente o que todo mundo já está fazendo? 

Isso mesmo, uma vida pacata, estagnada e sem graça. Vou parar com os adjetivos negativos por aqui para você não ficar triste, mas a verdade é que eu não quero viver sem criatividade de jeito nenhum! 

Um estudo com 1.500 alunos do ensino médio americano descobriu que aqueles com boas habilidades de pensamento criativo tendem a ter mais confiança no futuro, pois acreditam que são capazes de propor soluções criativas para quaisquer problemas que encontrem pelo caminho. A pesquisa, que é parte de um artigo publicado pelo Conselho Australiano de Pesquisa Educacional, defende que as artes devem ser incorporadas no ensino de todas as disciplinas como uma maneira de cultivar a criatividade e a imaginação em crianças em idade escolar. Trouxe esse estudo para cá, pois acredito que essa linha de pensamento e educação criativa deve seguir na vida adulta também, já que quanto mais velho ficamos, menos criativos costumamos ser.

Quando não nos comprometemos a pensar de maneira criativa e imaginativa, além de não conseguir enxergar as perspectivas diferentes que existem, também não conseguimos viver bem em um mundo que está mudando tão rapidamente. 

Prestar atenção em como o potencial criativo se manifesta na sua vida é o ponto inicial para começar a desenvolvê-lo.

Sempre que você começar a pensar que tentar ser uma pessoa mais criativa nem é tão importante assim, lembre-se de que:

  • O pensamento criativo permite que as pessoas abordem problemas e soluções de maneiras inventivas. Isso se aplica aos seus projetos profissionais, seu desenvolvimento pessoal, seus relacionamentos e seu crescimento na vida. 
  • Sem o pensamento criativo não podemos nos adaptar e sermos capazes de lidar com o futuro. Quem vive de passado é museu, o problema é que, por lá, quase ninguém está vivo. Se continuarmos presos ao que já passou, não sobreviveremos na realidade que está por vir – muito menos sua empresa e seus negócios. 
  • Estudiosos já concordam que não pensar em criatividade é um fator de risco significativo para empresas. Dá uma olhada ao seu redor, de que maneira as empresas poderiam crescer ou sobreviver em uma pandemia senão pela inovação? Boas ideias salvam! 
  • O pensamento criativo permite que as pessoas sejam mais flexíveis ao lidar com situações de estresse e frustrações. A flexibilidade e a criatividade estão entre as habilidades mais desejadas para o futuro e a principal razão para isso é que sem elas é impossível viver bem. O mundo está mudando e isso é desconfortável e inevitável. Como você prefere encarar o novo

Dependendo de como a pessoa foi criada ou de como se relaciona com o mundo, ela tende a se preocupar mais ou menos com o desenvolvimento do seu potencial criativo. Isso é completamente normal, mas não precisa ser regra. Sempre acreditei que precisamos praticar as virtudes que consideramos importantes na nossa visão de mundo, e uma dessas, para mim, é trocar conhecimento. Eu quero compartilhar ao máximo sobre a criatividade, para que cada um consiga ver, aprender e fazer acontecer a mágica em sua vida. 

Sejamos sempre alunos na matéria CRIATIVIDADE ministrada pela professora VIDA!  

2 thoughts on “Potencial Criativo: você ainda tem dúvidas de que ele pode melhorar sua vida?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *