Como ser criativo na hora de produzir conteúdos para as redes sociais?

O marketing digital é uma ferramenta poderosa que pode ser utilizada para vender mais, fortalecer a marca, além de criar conexão com o público-alvo. É por isso que só se ouve falar disso!

Com o aumento da popularidade, surge um desafio: como se destacar no ambiente digital? Como ser tão bom a ponto de alguém parar alguns segundinhos e prestar atenção em você?

Só com muita criatividade!

A criatividade é uma habilidade do ser humano ligada à capacidade de invenção e inovação. Assim como qualquer competência, pode ser praticada e desenvolvida. 

O que pessoas criativas têm de diferente das pessoas que se consideram travadas, é um repertório amplo e uma capacidade de recorrer a ele, para redesenhar suas vivências sempre que for necessário – é combinando o que se sabe com o que conhece que se faz nascer o novo.

Como aproveitar a criatividade na hora de produzir conteúdos para as redes sociais

Há uns dias, tive a oportunidade de participar de uma live no perfil da Maiara Bresolin, uma jornalista que produz materiais sobre marketing de conteúdo. Quando ela me convidou para falar sobre criatividade, fiquei muito animada, porque isso tem tudo a ver com criatividade. Falamos sobre a importância dos conteúdos, como ter mais ideias, planejamento e, claro, como criar conexão com o público de forma especial.

E rolou tanta informação bacana, que eu não podia deixar de vir mostrar pra você. 

Confira o resumão

Como fugir do mais do mesmo e pensar em conteúdos diferentes?  
Tudo começa pelo planejamento. É importante definir as pautas com antecedência para que você tenha tempo de pensar no conteúdo com calma. Não se planejar é como dar um tiro no escuro: pode ser que você acerte o alvo e consiga pensar em algo legal em poucos minutos, ou você pode errar e não ter tempo hábil para novas ideias. A rotina organizada permite que você faça um bom brainstorming – método proposto pelo publicitário americano Alex Osborn que significa “tempestade de ideias” – e consiga chegar ao conteúdo mais criativo.

A gente sabe que os prazos não esperam as boas ideias aparecerem, mas também sabemos que postar por postar não traz resultado, portanto: planeje e tenha tempo de sobra para criar!  

Outra coisa fundamental é conhecer MUITO sobre a marca que você está trabalhando e saber ainda mais sobre seu público-alvo. Assim, você se sentirá muito mais seguro e preparado para falar o que precisa ser dito. Lembre-se: só quebra as regras quem as domina.

3 coisas que você pode fazer para ter ideias diferentes na hora de criar conteúdo para as redes sociais 

1 – Faça uma lista de todas as formas que você já viu alguém falar sobre o assunto que você está trabalhando.

Um exemplo bem simples: pense que o seu produto é um creme de cabelo. Como as pessoas costumam falar sobre ele? Elas podem falar que um creme de cabelo hidrata os fios, deixa a mulher poderosa, dá vida para o cabelo…

A ideia dessa lista é que você veja quais são os termos mais utilizados para descrever o produto e fuja deles. Como ninguém nunca descreveu esse creme de cabelo? É assim que você vai falar!

2 – Pegue um papel, uma caneta e responda a pergunta “O que eu quero e tenho pra falar sobre isso com base nas minhas experiências?” 

Parece bobeira, mas quando paramos para pensar nessa pergunta, percebemos que nem sempre o objetivo do conteúdo está claro. E eu não estou falando do objetivo do post, mas sim o que você quer falar sobre o produto. A intenção da publicação pode ser “vender um creme para cabelos cacheados”, mas ao responder a pergunta proposta, você descobrirá que tem muito mais para falar além de “compre esse creme para cabelos cacheados”.

O segredo é pensar no que você quer falar e linkar isso com seu diferencial. Se o objetivo é falar sobre o cuidado que a marca tem com o processo de fabricação do produto para que ele chegue na prateleira das cacheadas com a máxima qualidade, então, seu foco será falar de forma criativa sobre isso. Os mapas mentais podem te ajudar a chegar no discurso mais criativo. Não economize.

3 –  Crie o hábito de fazer associações

Buscar referências na hora de criar conteúdos é muito importante e eu imagino que todo mundo faça isso. A minha proposta aqui é que você escolha 3 conteúdos de referência, não precisa ser sobre um produto parecido com o seu, apenas escolha posts que você curtiu muito. 

Na hora de pensar na composição do seu conteúdo, escolha um elemento de cada post (borda de um, o ícone de outro, a fonte de outro) e misture com as suas informações. Lembrando que buscar referências não é copiar, ok? A associação é um método fantástico de criatividade e deve ser feito para criar algo novo. 

Complementando….

A criatividade é um processo. Essas três dicas são técnicas que te ajudam a pensar de forma mais clara na hora de produzir conteúdos para as redes sociais, mas não servirão para muita coisa se você não se dedicar a desenvolver a criatividade. Ferramentas não funcionam sem um bom direcionamento. 

Para estimular a criatividade, não tem segredo. Basta um pouquinho de disposição. E, claro, comprometimento com os hábitos que contribuem com o bom funcionamento do cérebro. Esses artigos podem te ajudar nessa missão!

1: O que aceitação tem a ver com criatividade?

2: Como ter mais e melhores ideias em menos tempo?

3: Reflexões sobre o ser criativo: 4 coisas que todos fazemos (ou pelo menos deveríamos fazer) para melhorar a criatividade

4: Ative várias áreas do seu cérebro para ser mais criativo

5: Como organizar melhor as suas ideias criativas para colocá-las em prática

6: Por que eu preciso continuar estudando para continuar sendo criativo?

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