Como organizar melhor as suas ideias criativas para colocá-las em prática

Quem busca ser mais criativo quer, na verdade, ter sempre uma nova ideia. Seja no trabalho, na vida pessoal, nos estudos ou em qualquer área da vida, as ideias representam novas oportunidades e respostas para os problemas. E isso é basicamente o que nós precisamos para viver melhor. 

Depois que comecei a estudar sobre criatividade e como as pessoas se relacionam com ela, descobri que existe uma grande dificuldade na hora de lidar com os insights criativos. E que isso tem acontecido a minha inteira e eu nunca me dei conta. Não é raro perceber pessoas que até conseguem pensar em saídas criativas, mas não sabem o que fazer depois que o pensamento vem à mente. É como se a ideia surgisse na cabeça como um balão flutuante, cheio de gás hélio, que você vê, mas está tão alto que não dá para buscar. Você já se sentiu assim?

Uma das respostas para isso – sim, uma das que existem, porque o ser humano não é como uma máquina, que possui configurações pré-determinadas – está na organização. Ter um ritual pós idéia te ajudará a encontrar um caminho para fazer acontecer o que na sua cabeça parece fazer sentido.

Atitudes que podem te ajudar a concretizar uma ideia criativa

Questione o que você pensou

Para onde isso pode seguir? O que exatamente eu quero com isso? Quem pode me ajudar com isso? Eu tenho os recursos para fazer isso? Está dentro da minha realidade? Se não está, o que estaria? Pergunte até que você consiga aproximar a ideia da sua realidade.

Compartilhe com alguém

Compartilhar o pensamento com um colega pode parecer assustador para algumas pessoas. O que é uma pena, pois é assim que muitas ideias bacanas são dispensadas por falta de incentivo ou por uma visão limitada. É importante lembrar que nenhum ser humano pensa como outro, já que cada um tem suas vivências e referências, ou seja: uma mesma ideia pode ser vista de mil maneiras, por mil pessoas. Conte o que você está pensando, permita que o outro sugira melhorias e descubra pontos que você não tinha percebido antes. Ideias complementadas, na maioria das vezes, são melhores!

Faça uma lista com as ideias mais importantes 

Diante de um problema, podem surgir mais de duas ou três ideias. Não jogue nenhuma delas fora, mas também não tente abraçar o mundo com as mãos. Faça uma lista por ordem de prioridade, considerando qual ideia é mais viável e qual não é. Concentre esforços na primeira e guarde as outras para o futuro.

Estabeleça uma sequência de ideias

Nunca, jamais, de jeito nenhum, never, pare na primeira ideia. Mesmo que a a solução pareça exatamente aquilo que você precisa, se esforce para ter mais uma resposta. Pensar dessa forma te ajudará a encontrar soluções criativas mais completas, frutos da união de diferentes concepções. 

Crie um cronograma de execução 

Nenhuma ideia se concretiza sem trabalho. Isso significa que você só poderá buscar o balão que está flutuando na sua cabeça se esticar os braços e der um pulo em sua direção. O que estou querendo dizer é que, para fazer sua ideia acontecer, você precisa ter um plano de ação. Defina prazos, recursos necessários, pesquise o que você não sabe e confira quem são as pessoas que devem ser envolvidas no projeto. Eu gosto muito de fazer listas com as pequenas etapas, porque funciono melhor quando visualizo as tarefas dessa forma. Algumas pessoas preferem planilhas, outras contam com a ajuda de aplicativos de organização. Pense no que combina mais com o seu estilo de trabalho! 🙂 

O trabalho criativo não pode acontecer apenas no mundo da imaginação. Consegue pensar em quantas ideias geniais foram perdidas por falta de controle? Por isso, procure aliar a parte estratégica e racional ao momento de emoção gerada pelo clarão da ideia. Você perceberá como será mais fácil tangibilizar o que está na sua cabeça. 

3 thoughts on “Como organizar melhor as suas ideias criativas para colocá-las em prática

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *