fbpx

5 podcasts sobre criatividade para acompanhar

Existem podcasts sobre inúmeros assuntos por aí. Eu confesso que tentei escutar de tudo um pouco, mas só passei a curtir a ideia quando busquei temas mais específicos, como a criatividade. E aí, foi ótimo! 

A cultura do Podcast já ocupa uma parte importante no mercado do entretenimento e está conquistando cada vez mais o seu espaço como veículo de mídia. Para você ter uma ideia, 19% do total de usuários da internet escutam podcasts diariamente. Eu imagino que a justificativa seja a facilidade de consumo e a personalização dos conteúdos. Geralmente, os podcasts são distribuídos de forma gratuita na internet e você pode baixar para ouvir offline. 

Por que ouvir podcasts sobre criatividade?

Os podcasts que têm como tema a criatividade me ajudam a ter uma visão sobre alguns pontos de uma forma mais humana. Escutar outra pessoa falando sobre algo como se estivesse em uma roda de conversa contribui para meu desenvolvimento verbal, além de me manter atualizada sobre o universo criativo. Se antes eu não via graça em escutar podcasts, hoje eu incentivo que cada um encontre um tema que vá agregar algo na sua vida! 

3 vantagens que pude perceber depois de começar a escutar podcasts sobre criatividade

  • Pode ser feito em qualquer lugar: aqui você já mata a ideia de que não tem tempo para aprender mais sobre criatividade ou qualquer outro assunto. Você pode escutar podcasts enquanto dirige, faz uma caminhada, está no ônibus e até quando está lavando a louça. Eu tinha muita dificuldade para reservar um tempo na rotina só para assistir vídeos, ao mesmo tempo que gastava muito tempo de deslocamento da minha casa para o trabalho, então, o podcast encaixou certinho.
  • Conhecer novos profissionais: uma coisa que eu percebi ao começar a ouvir podcasts ligados à criatividade é que rolam muitas entrevistas. Além desse tipo de conteúdo ser ótimo para mostrar na prática como a criatividade funciona de forma particular na vida real, é também uma oportunidade de conhecer profissionais geniais. Lendo artigos ou fazendo cursos sobre criatividade eu teria acesso a muitos materiais bacanas, mas será que teria a oportunidade de conhecer mais sobre pessoas de outras áreas, que podem contribuir com o meu desenvolvimento criativo? Provavelmente, não! 
  • Abordagem diferente dos livros: Eu sou defensora fiel do hábito da leitura, acredito que ler por prazer, para estudar ou para se informar é a melhor caminho para se tornar uma pessoa melhor (e fazer do mundo o lugar melhor), mas não posso deixar de reconhecer o quanto os podcasts podem trazer uma visão diferente sobre a criatividade. Muitas vezes, acontece das pessoas saírem do roteiro programado porque lembraram de uma situação ou informação que pode agregar à conversa. Isso torna o material mais rico e com uma sensibilidade que nem sempre os livros podem transparecer. Sendo assim, a dica aqui é: ler? Sim! Escutar podcasts? Também! 

Criatividade não é sobre pensar diferente? Nada melhor que escutar o que as outras pessoas estão falando sobre o assunto!

Indicações para você ouvir 

GUNCAST – Um podcast para quem não está de brincadeira na tomateira.

O Murilo Gun é a minha principal referência quando o assunto é falar sobre as possibilidades do criar. Admiro o quanto ele traz um olhar pessoal para as conversas, sem perder o foco e a profundidade dos assuntos.  Quando o papo é criatividade, ele domina!

Rádio cachola

O podcast da Escola Nomade para Mentes Criativas usa a criatividade como ferramenta de autoconhecimento. Eles falam bastante sobre o impacto da imaginação na vida das pessoas e da sociedade de forma geral. 

Gente que escreve

O foco do Gente que escreve é o mundo da escrita, mas enquanto o Fábio Barreto e o Rob Gordon comentam sobre o dia-a-dia da profissão, dão dicas e mostram como é ser alguém que escreve, dá para absorver muita coisa sobre criatividade. 

Criatividade e Experiência

Criado pelo SeiZo Soares, o espaço é um lugar utilizado para compartilhar experiências, leituras e reflexões sobre a criatividade, com assuntos mais próximos ao mundo da arte. Infelizmente, os conteúdos não são publicados com frequência, mas vale a pena escutar os que já foram disponibilizados.

Direito criativo

Como assim um podcast sobre Direito está em uma lista de criatividade?

Pois é! O que torna os conteúdos produzidos pelo Felipe Bezerra tão legais é o quanto ele consegue mesclar desenvolvimento pessoal e educação, com um pouco de Rock&Roll, para falar sobre o futuro. De uma maneira única, a criatividade aparece em contextos incríveis!  

Você tem algum podcast sobre criatividade para indicar?

Vou adorar saber! 🙂 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *