Pra melhorar a sua criatividade: cultive o seu artista todos os dias

Cultivar o artista é dar atenção para o seu “eu criativo”, com o objetivo de mantê-lo vivo, feliz e sempre por perto – e assim melhorar a sua criatividade. 

A cena é a seguinte: você acorda ansioso e passa o dia inteiro programando como vai ser a noite. Na hora de se arrumar, capricha na roupa, no perfume e toma cuidado para não se atrasar. Durante o encontro você é atencioso, escuta tudo com muita atenção e faz o possível para entender tudo o que a outra pessoa está falando.

Aposto que você pensou em um encontro romântico.

Aposto mais ainda que nem passou pela sua cabeça que poderia ser um encontro com seu lado criativo. Pode confessar, não tem ninguém olhando, qual foi a última vez que você realmente olhou para o artista que há em você?

Muita gente pensa que cultivar o artista está diretamente ligado à prática de alguma arte ou a passeios caros. Talvez você esteja pensando: não entendo de arte, nem desenho ou canto alguma coisa, sou só alguém que trabalha e vive a vida normalmente. Ok, mas você já parou para pensar que em algum momento da sua vida você foi/precisou ser criativo? 

Se não tem certeza se já foi, vamos relembrar:

  • Já precisou resolver uma questão que parecia impossível no trabalho? 
  • Já improvisou um ingrediente para fazer a janta sem gastar muito?
  • Preciso buscar formas de resolver uma DR interminável com o parceiro?
  • Será que você teve que se virar nos 30 para entregar o trabalho da faculdade no prazo?
  • E buscou uma renda extra para levantar recursos para fazer o seu projeto acontecer?
  • Você tem algum hobby?

Se você respondeu sim para pelo menos uma dessas situações, parabéns, você já foi criativo! 
Sabe o que todas essas coisas têm em comum? A necessidade de pensar de forma diferente para encontrar soluções. A palavra-chave é: criatividade. Quando você se esforça para ser criativo, a vida fica mais fácil e até o que é problema vira solução. No fundo, ser artista é improvisar para viver. Por isso, cultivar o artista é importante. Isso te mantém aberto para enxergar novas possibilidades e mantém a sua imaginação ativa, cheia de ideias, referências e treinada para criar associações. 

Como você pode cultivar o artista interior e melhorar a sua criatividade?

Reservando um tempo para sair sozinho
Caminhar no parque, ir ao cinema, livraria e sentar numa praça são só algumas sugestões de atividades que podem ser feitas sem nenhuma companhia. Guarde um horário na agenda para estar sozinho, só você e sua cabeça. Esse momento é importante para se desligar do que os outros estão falando e vivendo. O objetivo é parar para observar como está o seu corpo, descobrir o que você gosta e retomar antigas paixões, de quebra, você também irá absorver novas referências enquanto conhece coisas novas.
Tire duas horas por semana para sair (ou ficar em casa) e fazer algo sozinho. Pense nesse momento como um encontro marcado com a sua imaginação. Provavelmente, pensamentos bons e ruins vão aparecer neste momento. A ideia é exatamente essa! 

Adquirindo objetos que façam a sua criança interior feliz
Você pode comprar itens de papelaria, aquela miniatura do personagem que você adora, uma camiseta pra customizar ou uma máquina de escrever em um brechó. Não é preciso ter muito dinheiro ou se endividar para fazer sua criança interior feliz. Lembre-se que os pequenos se alegram com poucas coisas e sua mente segue a mesma linha: até uma caneta nova é capaz de te inspirar a escrever um verso que está guardado há semanas. 

Ouvindo o que o artista interior está dizendo
O carinha criativo que habita em você está o tempo todo tentando chamar a sua atenção. Ele fala através daquela vontade repentina de fazer uma atividade fora da rotina, pelos sonhos que ficam indo e voltando na sua cabeça e também pelos pensamentos aleatórios que surgem no meio do dia. O problema é que nem sempre damos atenção para isso. Sabe aquele dia que você sentiu vontade de jogar bola e jurou que desceria para a quadra assim que chegasse em casa, mas acabou ficando no sofá? Então…
Você não precisa de dinheiro, nem ser formado em arte, nem mudar completamente o estilo da sua vida para cultivar seu artista interior. Só precisa prestar atenção nele e todos os dias se lembrar da importância de trocar uma ideia com ele. Só vocês dois. 🙂

3 thoughts on “Pra melhorar a sua criatividade: cultive o seu artista todos os dias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *